Powered By Blogger

Pesquisar este blog


Seja bem vindo (a) !

Olá, tudo bem?

É um prazer receber você em meu blog.
Estou iniciando neste momento minhas postagens. Espero poder fazê-las diariamente, mas vida de professora, sabe como é.... muita correria....rsrsrs.
Não repare na minha timidez "blogueira" inicial, mas com o tempo vou pegando o jeito...rsrsrs.
Espero receber sua visita diariamente e ler seus comentários. Aceito críticas e sugestões. Minha intenção é que esse espaço seja utilizado para trocas de experiências e idéias.

Ah, quero ler também comentários dos meus alunos.

Espero por vocês aqui, viu crianças!

Fiquem na paz!

Bjks, Tia Cristina


domingo, 20 de junho de 2010

CURIOSIDADES SOBRE OS ELEFANTES

Números do outro gigante
Os elefantes africanos podem atingir quatro metros de altura, seis metros de comprimento e nada menos do que seis toneladas de peso. São diferentes dos asiáticos, além do tamanho, pelas orelhas maiores, adaptação a temperaturas elevadas e presença de presas de marfim nas fêmeas.

O que e quanto eles comem
Eles passam de 18 a 20 horas por dia comendo e bebendo – folhas, frutas e raízes. Um adulto pode comer até 250 quilos por dia (qualquer semelhança com algum amigo seu é mera coincidência...) e a digestão do alimento pode durar até dois dias. Dormem pouco, às vezes apenas uma hora por dia.

Procriação e gestação
A manada é composta por até 15 fêmeas, sempre comandada pela mais velha. Os machos são expulsos aos 12 anos, formando pequenos bandos. Quando adultos, os elefantes vivem sozinhos, só encontrando as fêmeas para procriar. A gestação dura 22 meses.

Para se refrescar
São paquidermes – a pele grossa impede que suem. Por isso, precisam frenquentemente mergulhar na água ou na lama para regular a temperatura. O balançar das orelhas tem a função de trocar o ar quente interno pelo frio externo.

Para atacar e se defender
Só conseguem controlar perfeitamente a tromba aos seis meses de idade. Na corrida, podem atingir os 40 quilômetros por hora para fugir do ataque de animais inimigos, e vivem de 65 a 70 anos. Geralmente, usa apenas uma das presas de marfim, sendo considerados destros ou canhotos, como os humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário